EDUCAÇÃO

Rede Municipal de Ensino de Jales ganha três novas salas de ensino de tempo integral

Rede Municipal de Ensino de Jales ganha três novas salas de ensino de tempo integral

Crianças almoçam na unidade, participam de oficinas à tarde e lancham antes de irem embora

Crianças almoçam na unidade, participam de oficinas à tarde e lancham antes de irem embora

Publicada há 1 mês

As oficinas, em período integral, proporcionam um ambiente de aprendizagem mais diversificado e enriquecedor às crianças, estimulam a criatividade, a imaginação, habilidades motoras, trabalho em equipe e compartilhamento de ideias. Foto: SeCom

Da Redação

A rede municipal de ensino de Jales possui oito Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIS) que atendem em tempo integral crianças de 0 a 3 anos e sete unidades Escolares de Educação Infantil e Fundamental, que atendem crianças de 4 a 5 anos. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, a Professora Doutora Adriana Campos, a partir de agora serão oferecidas matrículas em salas de tempo integral e atividades complementares às crianças de 4 e 5 anos, em quatro unidades escolares do município: E.M. Profº Oswaldo Soler; E.M. Profª Eljácia Moreira; E.M. Profª Iracema Pinheiro Candeo Lola e E.M. Profª Elza Pirro Viana.

Conforme explicou a secretária da pasta, as salas de tempo integral são classes que desenvolvem atividades regulares no período da manhã e estendem o horário de estudo para o período da tarde. As crianças almoçam na unidade escolar, participam de oficinas no período da tarde e recebem um lanche antes de irem embora, às 14h45. A sala toda permanece junta durante todo o período que está na escola.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Tamara Dienifer Peresi Viota, as crianças estão em pleno desenvolvimento físico e mental, quanto mais se investir em práticas que contemplem esse estágio da vida, mais criativos e preparados intelectualmente estarão para enfrentarem as adversidades do mundo.

“As oficinas curriculares, na educação infantil em período integral, tendem a proporcionar um ambiente de aprendizagem mais diversificado e enriquecedor às crianças. O intuito é oportunizar um contato com diferentes áreas do conhecimento, explorando, desenvolvendo e ampliando seu repertório cultural, cognitivo, estimulando a criatividade, imaginação, habilidades motoras, trabalho em equipe, compartilhamento de ideias e resoluções de problemas de forma colaborativa, sendo encorajadas a realizar atividades de forma autônoma, tomando decisões e assumindo responsabilidades”, acrescentou a coordenadora Tamara.

Para o prefeito Luis Henrique, “com a implantação de salas de tempo integral iremos fortalecer ainda mais a nossa educação de excelência, considerada a melhor do Estado, como ressaltou recentemente o nosso governador Tarcísio de Freitas, e índices como o IDEB comprovam. É mais um benefício que nossos alunos estão recebendo. É mais educação e aprendizado em dobro para os nossos estudantes”.

Fonte: SeCom Jales

últimas