SAÚDE

Com 40 casos, ‘Dia D’ contra a Dengue é marcado por passeata em Fernandópolis

Com 40 casos, ‘Dia D’ contra a Dengue é marcado por passeata em Fernandópolis

142 casos são suspeitos e aguardam resultados

142 casos são suspeitos e aguardam resultados

Publicada há 1 mês

Passeata na mobilização contra a Dengue. Foto: SeCom

Da Redação

O combate à dengue foi tema desta sexta-feira, 01, nas principais ruas da área central da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde realizou uma passeata com a participação de agentes de endemia, agentes de saúde e demais profissionais da Saúde para conscientizar sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A ação faz parte da mobilização nacional de Combate à dengue, o ‘Dia D’, e contou com vários cartazes de orientação e um apelo para que a população, juntamente com a equipe de combate à dengue da Prefeitura, faça sua parte evitando o aumento de número de casos.

“Nossas ações contra o aedes são diárias, mas sair às ruas hoje é reafirmar o nosso compromisso de trabalho e, mais uma vez, fazer o apelo para a população, pois a única maneira de evitarmos novos casos da doença e eliminarmos os criadouros do mosquito e isso só é possível se todos nos ajudarem”, disse o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.

A passeata contou também com o apoio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Comunicação e Polícia Militar  

AÇÃO CONSTANTE

Em Fernandópolis, o setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal da Saúde desenvolve um amplo trabalho de combate à dengue o ano todo. Uma equipe composta por 39 agentes de endemias desenvolve ações de visitas: casa a casa, ponto estratégico, imóveis especiais, Informação Educação e Comunicação, orientando a população sobre a importância de manter a área limpa e higienizada para se evitar casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes. Os agentes fazem, ainda, a utilização de larvicidas e de produtos alternativos quando necessária e eliminação dos criadouros.

As ações de conscientização também acontecem nas escolas, Unidades de Saúde, instituições e demais locais, visando sempre promover uma ação conjunta com a comunidade para que todos contribuam com a proposta de eliminação do aedes aegypti. 

Desde o início da semana, os leituristas e eletricistas da Neoenergia Elektro que já fazem diariamente a leitura da conta nos locais residências e comerciais, estão auxiliando na identificação de focos do mosquito. Ao constatar possíveis focos de contaminação do aedes, eles geram um relatório e encaminham aos agentes para que tomem as medidas necessárias

NÚMEROS ATUAIS

Em 2024, até o momento, 40 casos positivos de dengue foram registrados no município e 142 aguardam resultados. 

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas