SAIDINHA

Saidinha libera 1,7 mil presos na região

Saidinha libera 1,7 mil presos na região

Liberdade no período de 12 a 18 de março

Liberdade no período de 12 a 18 de março

Publicada há 1 mês

Movimentação em unidade prisional de Rio Preto às vésperas de final de ano. Foto: Arquivo / Jornal O Extra.net

Da Redação

Exatos 1.786 presos do sistema carcerário da região estão em liberdade desde ontem, 12/03/2024 e devem retornar no próximo dia 18.

Eles estão de saída temporária, autorizados pela Justiça e foram liberados do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) ‘Dr. Javert de Andrade’ de Rio Preto (1.447 detentos); dos Centros de Detenção Provisória de Icém, de Riolândia e de Paulo de Faria.

Também foram beneficiadas presas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto (36 presas).

Dentre as restrições impostas para os liberados estão a proibição de frequentarem bares, festas com distribuição de bebidas alcoólicas ou fora de suas residências durante o período noturno. Caso seja pego em uma dessas infrações, será detido e encaminhado de volta para sua unidade prisional.

Vigilância

A Polícia Militar deve aumentar o efetivo no patrulhamento das ruas e aplicar o Projeto Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação (VIDA) que monitora os detentos de saidinha e foi testado nos últimos anos na região de Rio Preto e, desde o mês de novembro de 2023, passou a ser adotado em no estado de São Paulo. Um aplicativo utilizado pela Polícia Militar reproduz a localização da pessoa fiscalizada ou protegida em mapas projetados nos equipamentos (smartphones e tabletes) instalados nas viaturas. Também transmite ao seu operador – em tempo real – informações sobre as restrições, crime cometido, foto, entre outras, além da emissão de avisos sonoros e visuais sempre que a viatura estiver passando próximo da residência da pessoa.

Na última liberação ocorrida em dezembro passado, 1.803 presos foram beneficiados, e ficaram em liberdade do dia 22 até o dia 03 de janeiro.

Fim da Saidinha

Enquanto isso, o Senado Federal aprovou no último dia 20, um projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, mas mantém a autorização para que detentos em regime semiaberto possam estudar fora da prisão.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

últimas