SAÚDE

Santa Casa faz primeiro implante de prótese de tornozelo do Noroeste Paulista

Santa Casa faz primeiro implante de prótese de tornozelo do Noroeste Paulista

Paciente com artrose grave do tornozelo, impossibilitando a realização de movimentos simples

Paciente com artrose grave do tornozelo, impossibilitando a realização de movimentos simples

Publicada há 1 mês

Foto: Santa Casa de Votuporanga

Da Redação

A Santa Casa de Votuporanga realizou a primeira artroplastia total de tornozelo do noroeste paulista neste final de semana.

A prótese é uma alternativa importante para quem sofre com artrose grave do tornozelo, impossibilitando a realização de movimentos simples do dia a dia.

A Instituição inovou, trazendo uma nova alternativa para o tratamento destes pacientes.

A cirurgia inédita aconteceu após ser identificada a necessidade do paciente. Dr. Cauê Arroyo Machado, especialista em ortopedia pediátrica e ortopedia do pé e tornozelo, deu mais detalhes. “Ele apresentava muita dor. Tinha uma limitação para andar e se locomover. Esse procedimento é indicado quando por alguma razão o paciente desenvolve uma osteoartrose grave do tornozelo, seja por um desalinhamento na sua forma de pisar, por sequela de uma fratura, ou até mesmo por uma predisposição genética “ disse o médico.

O procedimento é relativamente recente no Brasil, e foi muito importante contar com a ajuda do Dr. Tiago Baumfeld, especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo e autoridade nesse tipo de cirurgia. “Esse procedimento é realizado por poucos especialistas, e nós tivemos o privilégio de receber o Dr. Tiago, que nos auxiliou”, comentou o Dr. Cauê. Para oferecer essa alternativa, é imprescindível contar com profissionais capacitados e uma Instituição completa para absorver todas as demandas necessárias para a execução e aplicação da técnica. “Não é possível de ser feita em qualquer hospital. Depende de equipamentos, materiais e equipes muito específicas e treinadas. É essencial ter um time qualificado e uma estrutura completa para absorver toda essa tecnologia, algo que contamos aqui na Santa Casa”, ressaltou. Primeiro paciente O paciente recebeu alta nesta segunda-feira (11/3) e passa bem. “A cirurgia foi um sucesso! Estamos muito felizes e esperamos que esse procedimento possa passar a ser algo mais do cotidiano da Santa Casa e poder trazer benefícios a longo prazo para mais pacientes”, concluiu o médico.

A doença

A artrose é o desgaste progressivo da cartilagem que protege a articulação, ocasionando o enrijecimento, dor de difícil controle e a limitação dos movimentos do pé. Diferente da artrose do joelho, que, normalmente, está conectada com outras patologias ou somente à genética desfavorável, a de tornozelo ocorre muitas vezes como sequela de traumas. Com isso, se torna muito comum em pessoas mais jovens que passaram por fraturas e acidentes.

A doença torna ações comuns, como se agachar, entrar e sair do carro ou subir e descer escadas, um grande desafio. Anteriormente, o tratamento utilizado era a artrodese, que é capaz de reduzir a dor, mas mantém o tornozelo rígido. A prótese oferece um resultado ainda melhor, permitindo a manutenção da mobilidade, diminuindo as limitações. A reabilitação, com processo de cicatrização e fisioterapia, é rápida. Em apenas 90 dias, o paciente retomará uma vida praticamente normal.

últimas