POLÍTICA

Eleições 2024 Okuma fora (de novo)? Cantarella no PL? PT definindo o nome?

Eleições 2024 Okuma fora (de novo)? Cantarella no PL? PT definindo o nome?

Bernadete em Indiaporã; Gleice em Mira Estrela e quem enfrenta Alex em Ouroeste?

Bernadete em Indiaporã; Gleice em Mira Estrela e quem enfrenta Alex em Ouroeste?

Publicada há 3 semanas


Saída pela tangente

Melou de vez a dobradinha PL e MDB em Fernandópolis, conforme havíamos antecipado na Coluna .Inside de quinta-feira, 04/04/2024. O vereador João Paulo Cantarella, protagonista, pelo lados do MDB, do acordão, acabou deixando o partido e ingressando no próprio PL. Pressões da cúpula estadual e o peso de Fausto Pinato, ameaçando retirar o apoio do PP na candidatura de Itamar Borges (MDB) em Rio Preto, pesou demais.

Saídas pelos catetos

Aproveitando as lições trigonométricas, outro que prepara a saída, não do partido, mas sim a retirada (mais uma vez) de provável candidatura é o agropecuarista Paulinho Okuma (PL). As apostas são de que ele é a próxima peça do tabuleiro a ir para a caixinha do xadrez. É a história se repetindo!

Enquanto isso...

A mesma juíza que negou a prisão (temporária) do jovem empresário, proprietário de um Porsche, que matou o motorista de aplicativo em um acidente na capital paulista, mantém preso um indivíduo acusado de (pasmem) tentativa de furto de dois desodorantes e três garrafas de bebidas.

PT em definições

O Diretório Municipal do PT de Fernandópolis está em reunião na manhã deste sábado, 06, no Sindicato da Apeoesp, tendo como pauta o processo de filiação e a definição de candidaturas. Inicialmente, o partido promete candidatura própria ao Executivo Municipal e chapa para concorrer à vereança.

João Garcia também

Pois o vereador (o filho), agora nas fileiras do partido Mobiliza, também comprometeu-se a concorrer na sucessão de André Pessuto. Em declaração ao site O Extra.net, João Garcia Filho afirmou que representa a opção de mudanças em Fernandópolis. Ele é de oposição ao atual prefeito e de direita.

E o vice Artur idem

Após a enorme repercussão das declarações do vice-prefeito Artur Silveira a esta coluna, abordando diversos aspectos da política local (Grupão, relacionamentos com Pessuto e Pinato) eis que ele reiterou-nos no curso desta semana: o PSB - seu novo partido - terá concorrentes no pleito municipal e que o jogo começa a partir deste sábado, 06.

Kassab com Castrequini

Surpresa geral o lançamento da pré-candidatura da vereadora (e presidente do Legislativo) miraestrelense Gleise Castrequini. Não a candidatura em si, mas o adiantar-se frente a outras lideranças oposicionistas e que buscam protagonizar o pleito municipal. O apoio do PSD do secretário estadual Gilberto Kassab pesou. Resta aguardar o nome situacionista. O clã Macarrão insiste em relutar o ingresso na disputa. Jogo de cena ou realidade?

Bernadete x quem em Indiaporã

Nenhuma novidade nos idos da oposição por lá! A ex-candidata Bernadete Sponquiato, que disputou o pleito passado é recandidata, desta vez em parceria com o advogado Henrique. A expectativa é quanto ao nome governista. Aventa-se muito a volta de Elaine Rocha; fala-se também de Eudes Vera na cabeça e, com menor probabilidade, de recandidatura do atual prefeito Aderito da Silva.

Só para esclarecer

A janela eleitoral de 2024 já está fechada, deste ontem, 05/04/2024, para que os atuais vereadores desfiliem-se dos respectivos partidos. O prazo para ingressarem oficialmente em outro encerra-se neste sábado, 06. Quem ocupa cargo militar tem até junho para desincompatibilizar-se.

Sakata e Marcelo contra quem?

Eis a situação eleitoral ouroestense. Definida e definitiva a candidatura governista do atual prefeito Alex Sakata (agora no PSD) e do empresário Marcelo da Rocha. Do outro lado, ainda pairam indefinições. Há uma tentativa de aglutinarem forças em torno do nome do atual vice-prefeito Júlio César Santos; outros nomes buscam o protagonismo mas enquanto não definidos em convenções oficiais, nada dá para cravar.

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de sexta-feira, 05/04/2024.

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), acaba de confirmar-nos que não migrou de partido, deixando o PSDB e ingressando nos quadros do Progressista, conforme informação circulante na tarde desta sexta-feira, 05/04/2023.

Carlão afirmou que se mantém no partido o qual integra há anos, embora já tenha se manifestado no sentido de mudar para outra agremiação.

CLIQUE AQUI PARA RELEMBRAR!

Porém há um impedimento legal ( Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995) e na Resolução TSE nº 23.738/2024) que impossibilita a alteração, seja para o PP ou para qualquer outro partido nesta janela partidária.

A permissiva somente autoriza alterações por parte de vereadores, não abrangendo (desta vez) as deputadas ou deputados (distritais, estaduais ou federais) e senadores. Estes só terão a possibilidade de usufruir da janela partidária em 2026, ano da próxima eleição geral.

Quanto à escolha do novo partido, há informações provindas dos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) de que, além do PP, Carlão tem convites do PL, do PSD, dentre outros.

*Conteúdo originalmente publicado na terça-feira, 03/04/2024, na Coluna .Inside

Anotem!

O Progressista (PP) apostará todas as suas fichas, nesta eleição municipal em três nomes: a empresária do ramo supermercadista Cida Pessoto; a diretora da UPA (e vereadora) Janaina Alves e a secretária municipal de Assistência Social Mara Birolli.

Do trio sairá a indicação do partido para disputar a Prefeitura de Fernandópolis, na concorrida sucessão de André Pessuto, com a benção poderosíssima do deputado federal Fausto Pinato trazendo em seu bojo a de toda a cúpula do partido, incluindo nomes de projeção nacional como Arthur Lira (presidente da Câmara) Ciro Nogueira (senador) e Teresa Cristina (senadora).

 Na ‘pior’ das hipóteses há a possibilidade da escolhida assumir a condição de vice em uma ampla coligação que começa a ser desenhada e que tempos atrás soava utopia, podendo incluir partidos ainda considerados 'em conflitos' e, sobretudo políticos e lideranças que há tempos ocupam palanques distintos, inclusive considerados 'inimigos mortais'.

Aguardemos!

Há! Talvez a renúncia do então presidente do Novo, o empresário José Augusto Silveira Gonçalves (Zé do Cupim), anunciada nesta terça-feira, 02, possa estar antecipando o movimento.

Há (novamente)! Também é certo que o atual secretário municipal de Saúde Ivan Veronezi assumirá a presidência do Progressista em Fernandópolis.

Há (de novo)! Os ex-vereadores Mileno Tonissi e Chico Arouca devem passar a integrar o partido Republicanos, possivelmente mirando vagas no Palácio 22 de Maio.

Reunião entre lideranças políticas encaminham rumos da disputa municipal. Foto: Arquivo Pessoal

últimas